NR 05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 

Objetivo de aprendizagem 

Compreensão da importância da CIPA dentro das empresas para a prevenção, minimização e investigação dos acidentes de trabalho e agravos à saúde dos trabalhadores; 

Expor o funcionamento da CIPA dentro das empresas, o processo de votação e os direitos e deveres dos colaboradores dentro da Comissão.

Público-alvo 

Todo trabalhador nomeado para compor CIPA, seja ele indicado ou eleito, assim como os demais interessados ou profissionais da área de segurança do trabalho.

Solução educacional 

A plataforma EaD disponibiliza infraestrutura operacional de apoio técnico com profissionais capacitados e atualizados de acordo com as normas vigentes. Os vídeos são alocados na plataforma Vimeo, uma das mais conceituadas do mercado para compartilhamento de vídeos com acesso limitado à equipe técnica responsável. O backup das informações é realizado a cada três horas e contamos ainda com a certificação da norma ISO 27002 (Boas práticas para gestão de segurança da informação), garantindo a segurança e sigilo de todas as informações disponibilizadas na plataforma.

O controle de acessos é feito a partir do acompanhamento de login e logoff dos usuários, contanto com as informações de data e hora. Ainda há a administração do conteúdo apresentado por meio do bloqueio das páginas e limitação do tempo mínimo de acesso ao material. 

A avaliação final é elaborada a partir de questões previamente cadastradas de forma aleatória, garantindo que não existam avaliações idênticas para o mesmo usuário, ademais conta-se com o rastreamento a partir do registro de login e logoff e bloqueio da página, garantindo a legitimidade da mesma. 

Metodologia de avaliação 

As questões devem ser elaboradas considerando níveis de complexidade que permitam compor avaliações de acordo com os diferentes critérios de dificuldade, bem como formatos que permitam avaliar conteúdos, práticas percepções de risco, utilizando recursos como imagens, esquemas e cases para avaliação de conduta. 

O empregado será aprovado no curso se obtiver aproveitamento equivalente ou superior a 70% da avaliação aplicada.

Conteúdo programático 

  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; 
  •  Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; 
  •  Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;  
  • Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas de prevenção; 
  • Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; 
  • Princípios gerais de higiene do trabalho; 
  • Medidas de controle dos riscos; 
  • Organização da CIPA; 
  • Outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.